Notícias

insurance-agent-services-concept-of-life-and-health-insurance-social-protection-of-people-security_t20_znmJdP

Seguro de vida e Coronavírus.

Seguro de vida e Coronavírus. Minha família está protegida?

A letalidade do coronavírus entre a população mais idosa e entre pessoas com doenças respiratórias, pulmonares, diabéticas e hipertensas levanta o questionamento acerca da cobertura dos seguros de vida para os casos de morte pelo COVID-19

A elevação da doença à categoria de pandemia prejudicou sua cobertura obrigatória pelos seguros de vida, isto porque, de acordo com as regras securitárias, todo vírus ou doença que passa a ser considerado pandêmico deixa de possuir cobertura pelo seguro de vida.

Um cenário de pandemia, ou seja, de enfermidade disseminada, impossibilita mensurar aproximadamente a quantidade de pessoas que serão acometidas pela doença.

Assim, em regra, a maioria dos contratos de seguros de vida possuem uma cláusula específica de exclusão para situações de pandemia, razão pela qual, ocorrendo o sinistro, não haverá obrigatoriedade de indenização aos beneficiários do segurado.

Todavia, o contrato de seguro constitui uma relação consumerista, caracterizada pela especial proteção ao consumidor em razão da sua hipossuficiência, assim, a imposição de cláusulas contratuais que o coloquem em demasiada desvantagem são consideradas nulas e abusivas.

Por isso, a previsão de cláusula excludente na apólice de seguro, que restringe o acesso à indenização em caso de morte causada pelo coronavírus, pode ser considerada abusiva e gerar o dever de indenizar pelo sinistro morte.

No entanto, ainda assim, algumas seguradoras têm se posicionado pela cobertura do sinistro em caso de morte, desde que respeitado o período de carência e franquia, se houver “seguros de vida não possuem carência ou franquia” . Tal cláusula pode ser considerada abusiva e há dever de indenizar em caso de sinistro por morte, decorrente do COVID19.

Nós, do Gaio & Flor Advogados seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia relacionados ao COVID-19.

Ficou com dúvidas? Comente abaixo, estamos a disposição para orientá-lo.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Últimas Notícias

Atendimento

De segunda a sexta-feira.
Das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 18h00.

© 2020 Gaio & Flor Jr – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Open chat